
Sobre

MINHA HISTÓRIA
Medicina, Neurocirurgia e Neurorradiologia
Sou médico, neurocirurgião, formado na Fundação Benjamim Guimarães (Hospital da Baleia) e Neurorradiologista intervencionista pelo Instituto Neurovascular / Hospital das Clínicas da UFMG, ambos em Belo Horizonte – MG. Após os meus 7 anos de residência, continuei minha graduação e fui fellowship no Toronto Western Hospital, no Canadá e em seguida na Fundação Rothschild de Paris, na França.
Hoje sou membro titular da SBN – Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e da SBNR – Sociedade Brasileira de Neurorradiologia Diagnóstica e Terapêutica, além de preceptor de residência médica do Hospital Biocor em Belo Horizonte e Coordenador dos Serviços de Neurorradiologia Intervencionista dos Hospitais São João de Deus e Santa Mônica, em Divinópolis e no Hospital São Judas Tadeu, Santa Casa de Oliveira.
Minhas áreas de maior atuação

Microcirurgia clipagem de aneurismas cerebrais, ressecções de malformações arteriovenosas cerebrais ou medulares (MAV) e outros
Neurocirurgia Vascular

Tratamento de estenose de carótida (angioplastia com implante de stent), estenoses de vasos cervicais, doenças ateroscleróticas intracraniana
Neurocirurgia Endovascular

Embolização de aneurisma cerebral, malformação arteriovenosa cerebral ou medular, Tratamento do AVC, Embolizações de Epistaxe
Procedimentos Minimamente Invasivos
REDE SOCIAL
Acompanhe nossas postagens em nossas redes sociais
O que seria o termo “Watershed Stroke” ?
🧠🆘⚠️
O AVC tipo “watershed” ou “divisor de águas” é definido como uma isquemia cerebral localizada nas zonas de fronteiras vasculares, vulneráveis, entre os tecidos supridos pelas artérias cerebrais anterior, posterior e média. Essas são as áreas que teoricamente mais sofrem com situações em que ocorrem um baixo fluxo cerebral. Muitas vezes, o local real de bloqueio/restrição da corrente sanguínea pode estar localizado até mesmo longe dessa zona de infarto cerebral.
Dr. Luiz Venâncio - Neurocirurgião
CRM-MG 50.106
Técnica efetiva e minimamente invasiva de Biópsia com agulha guiada pela neuronavegacao, utilizada para tratamento neurocirúrgico de Tumores cerebrais profundos, envolvendo regiões nobres e eloquentes. #neurosurgery #braintumor 🧠✅
A aterosclerose, é a doença que mais acomete as carótidas e é muito conhecida por também acometer as artérias do coração. Acontece uma deposição de “gordura” e um processo inflamatório se inicia na parede da artéria que, ao longo da vida, contribui para a estenose ou obstrução gradativa daquele vaso, podendo essa placa se romper e “desprender”, migrando para o cérebro junto com coágulos sanguíneos. Além disso, uma estenose muito acentuada da carótida, compromete de forma sintomática o fluxo de sangue que chega ao cérebro, podendo ocasionar o chamado “AVC por baixo fluxo.
E o que seria o tratamento de angioplastia? 🧠✅
A angioplastia de carótida é um procedimento realizado para a desobstrução dessa artéria. É uma cirurgia bem efetiva e minimamente invasiva, realizada por intermédio de uma punção na “virilha” e com forte evidência na literatura. O seu maior benefício é realmente previnir a ocorrência de isquemia cerebral (AVC). Esse tratamento é feito em ambiente de hemodinâmica sob sedação e anestesia local.
Dr. Luiz Venâncio - Neurocirurgião
CRM-MG 50.106
Mais um caso desafiador tratado com sucesso!
Paciente 68anos com AVC agudo tromboembolico território carotídeo esquerdo e lesao suboclusiva de carotida interna proximal. Apresenta ainda oclusão da carótida contra lateral a direita..
paciente submetido a tratamento com angioplastia e implante de stent carotídeo a esquerda. Apos balonamento houve colusão transitória da carótida (o que denota extrema instabilidade da placa), sendo prontamente revertido com balão e captura do filtro. Resultado final mostrando abertura completa do vaso, com melhora significativa do fluxo intracraniano em ambos os hemisférios cerebrais!! 🧠🧠✅ #angioplastiadecarótida #stroke #neurointervenção
Dr. Luiz Venâncio - Neurocirurgião
CRM-MG 50.106
Momentos do intraoperatório em cirurgias complexas de MAV cerebral ..
Cirurgias que, além de muita concentração e cautela, exigem sempre uma discussão e reflexão em equipe. A definição da melhor estratégia em cirurgias de MAV, é passo imprescindível para obtenção do sucesso terapêutico!
NeuroTeam: Rogério, Marcelo, Paulo, Anestesista Joao, enfermagem Leidiane, Leticia, Andressa, Carol, Lucas
Aproveitar esse grande momento, com a final do Grand Slam de Wimbledon, um dos torneios mais tradicionais e histórico do tênis mundial.. para reforçar os inúmeros benefícios em fomentar o espírito esportivo dos nossos pequenos.. !
Vocês sabiam o quanto o tênis é importante para o desenvolvimento cerebral, motor e de habilidades das nossas crianças?
🧠🎾🧠🎾🧠💪🏻✅
Com o tênis, elas desenvolvem suas habilidades motoras, aprendem a trabalhar em coletividade, a ganhar e a perder e, principalmente, a interagir. Os benefícios desse esporte são inúmeros. O tênis promove o desenvolvimento cognitivo e afetivo das crianças, trabalha as habilidades matemáticas, além de promover o fortalecimento ósseo. Ainda desenvolve o pensamento tático, ajudando a criança a aprender a resolver os problemas, administrar os próprios erros, lidar com adversidades e planejar estratégias.
O tênis, assim como os outros esportes.. devem ser sempre estimulados, pois é um jeito prático e saudável no desenvolvimento do cérebro da criança e o mais importante, com um toque de diversão.
#drluizvenancio #esportes #cérebrosaudável🧠
Um dos fatores de risco para desenvolvimento de aneurismas cerebrais é a história familiar fortemente positiva para essa patologia. É imprescindível a investigação com exames de imagens, sobretudo quando existem dois ou mais parentes de primeiro grau acometidos pela doença.
Qual exame devo fazer?
Inicialmente, um exame menos invasivo (AngioRessonancia ou AngioTomografia dos vasos cerebrais), mas caso necessite de investigação detalhada, o exame subsequente e padrão ouro para essa doença é o cateterismo, também chamado de arteriografia cerebral.
Dr. Luiz Venâncio - Neurocirurgião
CRM-MG 50.106
Caso interessante e raro de fístula arteriovenosa dural da parede do seio transverso direito, paciente sintomático com AVCh região occiptal direita.
Submetido a embolização do ponto fistuloso com agente embolizante Onyx e conseguido oclusão completa da FAVD. Ótimo controle angiográfico final. #neurointervencao #neurovascularsurgery😷
Hoje é dia dessa mulher dileta, companheira, mãe e dona de um amor incondicional com tudo e todos.. enfim, são muitas qualidades difícil de ser expostas em um único texto …
Parabéns meu anjo, desejo ainda mais sucesso na sua vida! Deus abençoe seu dia e vida longa com muita saúde, sempre! Lov uu @dracristianaendocrino
Quais são os cuidados que precisamos ter com o uso dos anticoagulantes ?
Muitos pacientes vítimas de AVC, com doenças cardiológicas associada (sobretudo às arritmias cardíacas), necessitam do uso contínuo dessas medicações, mas desconhecem as eventuais complicações atribuídas ao tratamento.
🧠⚠️🆘
Compartilhe com familiares que fazem esse tratamento de anticoagulação e precisam ter certos cuidados!
Dr. Luiz Venâncio - Neurocirurgião
CRM-MG 50.106
Aneurisma roto grande ja visto em exame simples de tomografia de crânio, com hemorragia subaracnoídea difusa sobretudo em cisternas da base. Paciente Submetida a embolização do aneurisma com micromolas e remodelamento do colo com balão. Resultado final satisfatório, com oclusão completa do aneurisma cerebral! 🧠✅