Enxaqueca X Dor de Cabeça: Sinais de alerta

A migrânia, também chamada de enxaqueca, é uma forte dor de cabeça, do tipo latejante, que acontece geralmente apenas em um lado da cabeça. É causada por alterações químicas do cérebro que podem ser provocadas por uma série de gatilhos, incluindo estresse, clima, luzes e odores. Cada indivíduo apresenta características específicas dentro do quadro da enxaqueca crônica. Os sintomas mais comuns são: náuseas, vômitos, sensibilidade à luz e ao som, entre outros.

A enxaqueca crônica não tem cura, mas os sintomas podem ser amenizados com a realização de um tratamento correto e indicado por um neurologista.

Já as dores de cabeça com sinais de “alerta” são mais preocupantes e podem sinalizar outras doenças graves tais como: tumores cerebrais, aneurismas e malformações em artérias e veias do cérebro, tromboses, hidrocefalia, dentre outras doenças. Elas exigem um diagnóstico preciso e de forma rápida, por estarem sempre associadas à uma chance maior de complicações. Portanto, se apresentar sintomas como: dor de cabeça repentina e de forte intensidade, associado à vômitos ou desmaios; convulsões; dor de cabeça que não melhora com analgésicos comuns e/ou acompanhadas de alterações do comportamento, de perda de força ou visual, procure imediatamente um neurologista.

Dr. Luiz Venâncio – Neurocirurgião
CRM-MG 50.106

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.